Para entender o credito educativo é preciso saber o que é o FIES , o Sistema de Crédito Estudantil que serve para financiar de maneira emergente a graduação superior para alunos que não tem condições de pagar os custo de sua formação acadêmica que são matriculados em intuições onde é necessário pagar mensalidades e que estejam inscritas no programa e ainda tenha avaliação positiva do Ministério da Educação .
Primeiramente são ajudados os cursos de graduação e se sobrar verba , o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE ) , que opera o programa , o FIES disponibilizará financiamento para cursos de mestrado , doutorado e cursos técnicos de nível médio . O Programa de Financiamento Estudantil foi instituido em mil novecentos e noventa e nove em substituição do Programa de Crédito Educativo ( PCE/CREDUC ) e em mais de dez anos já auxiliou além de quinhentos e sessenta mil alunos com a utilização de cerca de seis bilhões de reais .
A partir de 2005 , o FIES passou a atender também os bolsistas parciais , com bolsa de cinqüenta por cento , do Programa Universidade para Todos ( PROUNI ) . Para estes alunos que se enquadram neste esquema , já foram feitas mais de nove mil financiamentos . O FIES ( Programa de Financiamento Estudantil ) possui um alto padrão tecnológico , quase todas as operações do sistema desde a adesão das faculdades , a inscrição dos estudantes , comunicação de resultados e entrevistas , tudo é feito pela internet . Isso torna o processo mais cômodo e claro para os participantes . Os critérios de seleção é imparcial e objetivos .